Vocabulário Publicitário – As palavras que mais usamos…

95

O mundo publicitário em vezes, parece outro planeta, publicitários tem um jeito todo particular de lidar com algumas coisas, de se vestir e principalmente de se expressar.

No começo da faculdade quando não se tem muita noção desse universo “paralelo” ficamos perdidos em meio a um vocabulário estritamente diferente, praticamente todas as palavras são em inglês e fica um pouquinho complicado até mesmo para esclarecermos dúvidas. Amigos, clientes, empresários que não estão muito familiarizados com nosso vocabulário ficam sem entender o que queremos falar, mas calma, hoje quero ajudar a entender um pouco mais tudo isso, claro que eu também estou sempre aprendendo, e compartilhar faz parte do processo!

Então vamos lá!!

Advertising: Significa propaganda comercial, em inglês;

All- Type: são peças publicitárias criadas somente com texto;

Brainstorming: é uma técnica, na qual um grupo se reúne para compartilhar ideias, e essas ideias não são julgadas na hora, mas são anotadas para posteriores análises.

Brand: É marca, em inglês.

Branding: é a construção da marca dentro do mercado;

Briefing:  Esse termo com certeza vai ser um dos mais falados e ouvidos dentro desse universo chamado Publicidade. Tudo parte do briefing, é nele que estarão reunidas todas as informações necessárias para a execução do trabalho;

Budget: significa Orçamento, como a verba do cliente será dividida para a conclusão da campanha;

Caixa Alta e caixa Baixa: outras pessoas chamam de letras maiúsculas e minúscula, mas publicitários chamam de caixa alta ou caixa baixa;

Case: outro termo muito usado, cases são histórias, e são usadas para exemplificar histórias de sucesso ou de fracasso das marcas, campanhas ou ações;

CEO: Essa expressão significa Chief Executive Officer, é a pessoa que comanda e toma as decisões para a equipe;

Copyright: são os direitos autorais, e dá a garantia de que nada será copiado sem autorização do autor. Isso vale para obras das mais diversas podendo ser livros, sites, arquivos, fotografias e o símbolo que representa é aquele C dentro de um círculo.

Deadline: Significa prazo final. É o prazo para a entrega das peças para o cliente aprovar;

Expertise: termo que se se refere a uma pessoa que conhece muito sobre um assunto, que essa pessoa é Expert naquele assunto!

Feedback: essa é clássica, a gente logo aprende do que se trata porque também é muito falada (muito mesmo) mas quer dizer que você espera uma resposta. Que a outra pessoa te responda se está tudo certo com o trabalho.

Follow up: é uma recapitulação, voltar a um assunto não resolvido;

Full-time:  Significa tempo integral;

House Agency: Agência formada dentro de uma empresa;

Home  Office: É o escritório em casa;

Insight: É aquela ideia que surge em momentos de reflexão, de discussão sobre o assunto;

Jingle: são aquelas músicas que são criadas para comerciais (na maioria das vezes ficam na mente durante o dia todo).

Merchandising: é a venda de um produto, porém de forma indireta. Um exemplo é quando citam um determinado produto dentro de uma novela (o que acontece seguido) você é estimulado a comprar, as vezes até sem querer!

Slogan: São aquelas frases curtas e fáceis de lembrar, frases estas que acompanham a campanha ou a marca dependendo do tempo que o slogan permanece sem alteração;

Storytelling: significa contar uma história, a tradução significa narrativa. Essas histórias podem ser curtas ou não, alguns comerciais contam histórias de 30 segundos.

Target: é quando a pessoa se refere ao público- alvo de uma campanha, de uma ação em questão;

Veículo: Essa expressão no mundo publicitário quer se referir ao “veiculo” que “transportará” a propaganda até o cliente, esse veículo pode ser a televisão, jornal, revista, rádio entre outros meios de tornar pública as campanhas criadas.

Wokshop: são aquelas palestras mais dinâmicas onde além de aprender muito conteúdo, você aprende também com atividades práticas.

E como você pode ver esse universo é bem diferente e particularmente nosso, mas é muito bacana!

E ainda tem muitas outras palavras claro, mas e ai quais palavras faltaram na lista?

Qual vocês mais usam? Comente ai, quero saber do vocabulário particular de vocês!