A Tecnologia está acabando com nossa vida social?

22

Vivemos em um mundo tumultuado e altamente eletrônico, porém, isso não é mais novidade para ninguém. Mas até que ponto estamos ligados a essas tecnologias e esquecendo do que está a nossa volta, ou de quem está conosco naquele momento?

A tecnologia nos ajuda em diversas áreas, facilita processos, acelera as comunicações e gera resultados rápidos. Por mais que busquemos as tecnologias mais incríveis, ainda assim é o homem que as inventa, as cria. O homem possui o controle e não o contrário. Podemos escolher como vamos fazer uso dessas tecnologias e quando vamos usá-las.

Mas parece que estamos esquecendo deste fato e ficando cada vez mais dependentes dessa tecnologia! E tanta coisa para ver, status para atualizar, e-mail para conferir, que nos esquecemos da nossa vida social e outras coisas que constroem nosso lado social e humano.

Outra ferramenta importante é a fotografia que além de registrar momentos para a eternidade, serve também para fazer pensar, criticar e mostrar cenas que estão ao nosso redor, mas que por vezes não nos damos conta. Alguns fotógrafos nos mostram estas cenas de maneira espetacular com seu olhar apurado!

O fotográfo Babycakes Romero (que é o seu nome artístico) fez um trabalho baseado na crítica à forma que os seres humanos interagem e socializam nos dias de hoje. “Estamos nos habituando a certas formas de convívio e esquecendo outras coisas importantes.”

O fotógrafo diz não ter absolutamente nada contra novas tecnologias, ou contra os smartphones em geral, mas que lhe começou a causar alguma estranheza a total falta de conversas que os humanos estabelecem hoje em dia.

As imagens abaixo, são fotos para reflexão! É uma forma de pensarmos se estamos agindo assim ou não no nosso dia-a-dia. 

 

 

 

 

 

Muitas das vezes, esquecemos de conversar com os nossos amigos, vizinhos, pais, ou até mesmo , namorados , ou marido e mulher, esquecemos também de comer, olhar o que acontece a nossa volta. Isso tudo por conta celular, pelo fato de atualizarmos nossas redes sociais, para “passar o tempo” com o celular na mão, dar uma curtida ou compartilhar algo. Culpamos a tecnologia por isso, mas, a culpa é nossa!

Não podemos ficar reféns dos celulares e outros aparelhos, assim como de lugares com tomadas e carregadores, desligar-se por alguns instantes e olhar ao redor pode trazer momentos diferentes e prazerosos para nossa vida social!

O que podemos fazer para não nos tornarmos reféns da tecnologia?

Deixe seus comentários aqui em baixo!