Saiba quanto custou o logotipo da Nike, Coca-Cola, Google e de outras empresas famosas

94

Todo mundo sabe o quanto é importante um logotipo para uma empresa, e quão trabalhoso é colocar toda a identidade da empresa nele. A criação de um logo é muito importante, pois é através dele que a empresa vai ser identificada. Alguns logotipos a seguir custaram milhões e outros não custaram absolutamente nada, o mais incrível disso é que os mais caros ficaram menos conhecidos do que os que não custaram nada para fazer.

Se você é designer e aquele seu cliente reclama do preço que você cobrou para fazer o logotipo da empresa dele, mostra essa listinha a ele.

Nike – U$ 35,00

Feito por Carolyn Davidson em 1975, o logo da Nike representa a asa na estátua da deusa grega da vitória, cujo nome é Nike. Um logo simples, mas que ficou conhecido mundialmente e que traduz muito bem a proposta do slogan da marca, “Just Do It”.

Coca-Cola – U$ 0

O logotipo da Coca-Cola é um dos mais conhecidos em todo o mundo e sofreu apenas pequenas mudanças ao longo dos 131 anos da empresa, embora o logo seja antigo ele tem se adaptado ao longo do tempo. O criador do logo é Frank M. Robinson, amigo do fundador da Coca-Cola.

Google – US$ 0,00

Ao decorrer do tempo a logo do Google teve poucas mudanças, mas sempre mantendo a mesma essência do original. Ele foi desenhado por Sergey Brin em 1998, co-fundador da empresa. Em datas comemorativas e especiais o logotipo ganha versões diferentes, que são chamadas de Doodles.

Olimpíada de Londres (2012) –  U$ 625.000

Wolff Ollins, agência londrina de design de marcas, foi a responsável pelo logotipo das Olimpíadas de Londres. Lançado em junho de 2008, e pouco tempo depois, recebeu uma enxurrada de críticas a respeito do logotipo. Mas, Sebastian Coe, presidente do comitê olímpico 2012, parece que não ligou muito para isso, segundo as palavras dele “o logo se trata de algo extremamente novo e diferente do convencional, que deverá durar por mais 5 anos e que acima de tudo pretende se comunicar com o público jovem.”

Pepsi – U$ 1 milhão

Em 2008, o Grupo Arnell foi o responsável pelo novo logo da Pepsi na época. Esse preço e de considera, pois a marca muda o logotipo ao longo do tempo, e nessas mudanças a Pepsi já gastou cerca de 1,2 bilhões de dólares em mudanças nas muitas marcas de bebidas que possui. Ao contrário do logo da sua rival Coca-Cola, que passou apenas por pequenas alterações ao longo dos anos.

British Petroleum (BP) – U$ 211 milhões

Pasmem, é isso mesmo que você viu. British Petrol ou BP como é conhecida, é uma multinacional de petróleo e gás sediada no Reino Unido. A responsável pela nova identidade da empresa foi a gigante Landor Associates.