Horários Nobres das Redes Sociais

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Como todos vocês em algum momento da minha vida já tive o prazer e o desprazer de escutar e de dizer a famosa frase, “para tudo existe um momento”, ou mais popularmente “existe hora para tudo”, e devo confessar que realmente ela é verídica. As crianças então certamente irão concordar. Nossa vida é toda cronometrada, sem espaço para desperdícios.
Nos dias atuais, vivemos totalmente conectados. Os conteúdos podem agora, em questão de minutos atingir facilmente milhares de pessoas. As relações entre marcas e consumidores se modificaram, tudo isso por conta da internet e consequentemente das redes sociais. Dentro desse contexto é extremamente fundamental conhecer os melhores dias e horários para as publicações.

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A empresa de consultoria de gestão de redes sociais Sprinklr, com o objetivo de facilitar a vida de pessoas e de muitas empresas, divulga anualmente o estudo “Horários Nobres nas Redes Sociais”, que avalia os dias e horários de maior engajamento online dos usuários brasileiros em algumas plataformas. Recentemente foi divulgado pela empresa a nova edição do estudo, com dados de 2015, e que certamente irá surpreender a todos.
O levantamento considerou as três principais redes sociais, que são as mais usadas no Brasil: Facebook, Instagram e Twitter, durante o ano de 2015 e traçou o perfil dos usuários de cada uma, demonstrando também as suas peculiaridades, seja por horário ou até mesmo pelo conteúdo que é compartilhado. Para a realização do estudo, a Sprinklr coletou mais de 160 milhões de menções e interações dentro dessas plataformas.

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Cada rede oferece algumas possibilidades para o usuário, e isso acaba influenciando nos tipos de interação dentro delas. O Twitter, por exemplo, é a plataforma que mais se aproxima do tempo real por conta do limite de caracteres que é muito mais reduzido em comparação com outras redes. Portanto essa característica possibilita uma frequência maior de publicações. Ele é muito usado para comentários de acontecimentos livres, como programas de televisão, futebol e notícias, representando 56% do total de menções. O Facebook fica em segundo lugar, com 38%, seguido pelo Instagram, com 6% das interações.

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Facebook
O Facebook possui um equilíbrio de interações entre os usuários durante os dias úteis, sendo que o horário com maior engajamento contrariando a expectativa de muitas pessoas – inclusiva a minha – é entre 11h e 14h. Entretanto temos três dias que possuem um pequeno aumento no movimento e no uso dos usuários, sendo eles, nas terças, quartas e quintas-feiras.
A Sprinklr ainda selecionou os segmentos que mais se destacaram na rede social de Mark Zuckerberg. As três primeiras colocações ficam com Finanças (31%), E-commerce (28%) e Varejo (21%). Mas também temos o quesito de Beleza e Higiene (8%), Educação (7%), Saúde (3%) e Moda (2%).
O Facebook é conhecido pela interação e pelo engajamento dos usuários com as marcas, o que explica a importância de assuntos como varejo e e-commerce, favorecendo assim, o espaço do marketing de conteúdo para a estratégia das principais empresas.

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Instagram
A rede social para compartilhamento de fotos e vídeos mostra uma interação constante durante a semana, e o número de publicações não sofre grandes alterações entre os dias úteis. O estudo também identificou que ele possui duas faixas de horário nobre, sendo a primeira entre 11h e 14h e a outra entre 18h e 22h. As noites de quarta e quinta-feira entre 20h e 21h, também são bastante movimentadas.
Ele é muito utilizado para divulgação visual de produtos e serviços, e dentro da ferramenta os segmentos com maior número de postagens são E-commerce (33%), Varejo (32%), Beleza e Higiene (13%), Moda (9%), Educação (8%), Finanças (4%) e Saúde (1%).
De acordo com a Sprinklr, o instagram foi a única rede social que não apresentou redução de interações aos finais de semana.

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Twitter
O Twitter ao contrário de outras redes, possui dois dias mais populares. Nas quartas e quintas-feiras, entre 18h e 22h, são os dias e horários mais movimentados. A empresa também afirmou que foram identificados outros dois picos muito representativos de menções nas quartas e terças-feiras, entre 21h e 00h. De acordo com essas informações é possível observar como o smartphone é usado nesse momento como uma segunda tela, onde os usuários interagem acompanhando programas de televisão como jogos de futebol e reality shows.
O maior número de publicações é proveniente dos segmentos: Finanças (42%), Varejo (19%), E-commerce (18%), Educação (11%), Beleza e Higiene (6%), Saúde (3%) e Moda (1%). Isso reforça o perfil da rede como um canal de atendimento de consumidores que buscam soluções rápidas o que é extremante facilitado pelo seu caráter de tempo real.

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Conclusão e Destaques.
– O horário de pico do Twitter coincide com o horário nobre da televisão, por isso nesse momento podemos considerar a rede como segunda tela.
– Na terça, quarta a quinta-feira são os dias com mais interação no Facebook.
– O Instagram apresenta picos de 80 mil menções de usuários nas quartas e quintas-feiras no período da noite (entre 20h e 21h).
– A análise geral de assuntos das redes sociais é composta por Finanças (32,2%), E-commerce (25%), Varejo (21,5%), Educação (8,7%), Beleza e Higiene (7,7%), Saúde (3,1%) e Moda (1,8%).

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Com todas essas informações, o trabalho de divulgar as marcas nas redes sociais buscando um maior engajamento com os usuários se torna muito mais fácil, assim como também de conseguir muito mais seguidores e curtidas nas suas postagens pessoais. Divirtam-se.

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Estudante do curso Comunicação Social- Publicidade e Propaganda da Universidade Vila Velha no Espírito Santo. Tenho 20 anos, adoro ler, escrever e sou louca por animais. Fotografia é a minha paixão, e a comunicação é o meu melhor amigo do presente e do futuro.

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