Google remove opção “Ver imagem” dos resultados de busca

36

Se você costuma pesquisar imagens no Google, já deve ter percebido uma mudança nos resultados de busca. O botão “Ver imagem”, que permitia expandir a figura para vê-la em maior qualidade e então fazer o download do arquivo foi removido.

Agora, as opções que aparecem para o usuário são as de clicar para ver o site de onde aquela imagem foi destacada, “salvar” a foto numa galeria virtual ou compartilhar o link.

Mas não se desespere, ainda existe uma maneira de abrir as imagens buscadas no Google de maneira que fique mais fácil baixá-las na resolução original. No Chrome, é só clicar com o botão direito sobre a imagem e selecionar “Abrir imagem em uma nova guia”.

Nem mesmo as pesquisas por imagens com filtro de licença “marcada para reutilização” estão livres da mudança. Além disso, a opção “Pesquisar por imagem”, que permitia buscar outras fontes da mesma imagem ou semelhantes, também foi removida.

A intenção da gigante da tecnologia é dificultar o roubo de material protegido por direitos autorais.

“O Google Imagens é uma maneira de as pessoas descobrirem informação em casos em que navegar por imagens é uma experiência melhor do que texto”, explicou o Google. “Ter um único botão que leva as pessoas à informação sobre a imagem é bom para os usuários, editoras e donos de direitos autorais.”

Recentemente, o Google anunciou uma parceria de escala global com o Getty Images, um dos maiores bancos privados de imagem do mundo. O acordo inclui a promessa de que o Google mostraria de forma mais clara os créditos dos autores das imagens nos seus resultados de busca, além de remover o botão “Ver imagem”.

Truque para recuperar o botão “Ver imagem”
É possível obter de volta botão abolido pelo Google para baixar imagens facilmente na web através da extensão View Image disponível na Chrome Web Store.
Saiba como instalar e usar a extensão em seu navegador clicando neste link.

Fonte: Olhar Digital