Facebook testa botão ‘downvote’ para reprovar comentários

108

O Facebook está testando um novo botão para reprovar comentários que o usuário considerar impróprio. A opção, chamada de “Downvote”, aparece logo abaixo de cada comentário, ao lado dos botões de curtir e responder. O teste foi confirmado nesta quinta-feira (8) ao site TechCrunch e, ao contrário, do esperado por vários usuários, não se trata de um botão “não curtir”.

Ao clicar no novo botão downvote, o comentário é suprimido e o usuário pode explicar porque está reprovando aquele conteúdo, dizendo se ele é ofensivo, falso ou não é relevante. A intenção do novo recurso seria criar uma maneira fácil de sinalizar a rede social sobre notícias falsas e comentários inadequados ou ofensivos.

De acordo com a imprensa americana, o teste apareceu para vários usuários na seção de comentários de posts dentro dos grupos e nas memórias do Facebook. Atualmente, o Facebook já possui um botão para “Ocultar” comentários, que fica escondido na seta de opções e não tem função de alertar a rede social sobre o conteúdo.

Um porta-voz do Facebook informou ao site TechCrunch que, apesar de negativar um comentário, o recurso em teste não é um botão de “Deslike”. “Não estamos testando um botão de “não curtir”. Estamos explorando um recurso para a s pessoas nos reportarem sobre comentários em publicações públicas. Isso está sendo feito com um pequeno conjunto de pessoas apenas nos EUA”, disse o representante.

Apesar de confirmar o teste, o Facebook não informou se a opção será efetivada na rede social, nem uma possível data de lançamento.

 Está parece ser a opção mais próxima do “Deslike”, o que você achou?