Facebook aprimora reconhecimento FACIAL e AVISA quando você aparecer em uma foto

45

Facebook liberou uma nova função que permite descobrir quando o usuário aparece em fotos, mesmo que não tenha sido marcado na publicação. Este novo recurso é baseado na tecnologia de reconhecimento facial já presente nas sugestões para a marcação em imagens de perfis de amigos. Com esta nova ferramenta será possível identificar sempre que uma foto for publicada com você, e até mesmo em casos de fotos suas sendo usadas por terceiros para a criação de fakes. Outro benefício interessante é que agora pessoas com deficiência visual vão poder saber quem está nas fotos que são exibidas em seu feed de notícias.

A ferramenta funciona da seguinte forma, sempre que alguma foto for publicada e você esteja entre os amigos da pessoa que publicou, uma notificação será enviada mesmo que a pessoa não o tenha marcado na publicação. Dai basta você decidir se quer se marcar, desmarcar ou entrar em contato com a pessoa para pedir que não divulgue a foto. Outro alerta que também está presente, é quando uma foto do usuário foi escolhida como imagem de perfil. Dessa forma o usuário poderá identificar e denunciar perfis falsos mais rapidamente.

O reconhecimento facial teve início em 2010 na rede social de Marck Zuckerberg. A tecnologia analisa os pixels das fotos e gera uma série de números, chamados de “template”, ao receber novas fotos e vídeos, o sistema então compara os templates para identificar as pessoas nas imagens.

O recurso está sendo disponibilizado em todo o mundo gradualmente, com exceção do Canadá e da União Europeia, onde a tecnologia de reconhecimento facial ainda não é utilizada. Ativar este recurso é opcional.

Fonte oficial: Facebook