Ciclo de vida do produto. Por que ele é tão importante?

post-imagem-perfil

Alguma vez você comprou um produto e ficou com ele por muitos anos e até hoje o usa? Creio que a resposta é não. Sendo mais clichê possível, as coisas acabam um dia. Não falo apenas da vida útil do produto, mas a sua duração quanto significado para o consumidor. Mas como a empresa e o consumidor utilizam esse significado? Aqui insiro um termo que é usado para capitalizar e fidelizar clientes que é o “nível de resposta do consumidor”. O que seria isso? Então, sabe quando a Apple lança Iphones um atrás do outro, ou a Coca Cola cria campanhas diversas e interativas com o consumidor afim de continuar trazendo experiência? Estamos falando do ciclo de vida de um produto. Isso que é o nível de resposta do consumidor. Vamos voltar ao exemplo do Iphone para ficar mais claro.

27-apple

O ciclo de vida é dividido em cinco partes. Vou te explicar como. A Apple gasta um bom dinheiro desenvolvendo o produto, investindo em pesquisa e ações de divulgação. Essa fase no caso, é considerada a primeira parte do ciclo de vida de um produto. A segunda parte são as campanhas, onde você introduz o consumidor no ambiente da Apple e através de promoçõe e marketing direto você o induz a comprar. Na terceira fase, esse cliente consome o produto (comprando) e afirma a identidade da empresa. Na quarta fase em que o aparelho já está conhecido e com um preço estabilizado, lança-se a próxima campanha do próximo Iphone. A quinta e última etapa é a afirmação dessa próxima campanha. O ideal é chegar na quarta parte e subir, não descer. Quando desce demais o produto estagna e na maioria das vezes é tirado de circulação.

Entendeu agora o porque de alguns produtos sumirem do mapa? Todo produto apresenta esse ciclo e se não for trabalhado corretamente pela empresa, gera saldo negativo. Por isso, os publicitários e as empresas devem pensar sempre além do que o produto oferece, conseguindo assim perceber hábitos de consumo e possíveis mudanças. Abaixo segue um gráfico desse ciclo de vida do produto para você entender melhor.

456

2 GOSTEI
0 NÃO GOSTEI

(Publicitária)

Publicitária, mineira e gourmetizada. Curiosa ao extremo e que ama aprender novas coisas. Pós-graduada em Marketing Estratégico, consumidora de livros, tecnologia e música. ;)

Comente pelo Facebook