10 Dicas para fotografar usando o seu celular

18

Atualmente todo mundo tem celular e o carrega para todo o lugar. O celular possui muitas funções e facilita em muito a nossa vida em muitas situações. E uma das muitas funções do nosso “querido” celular é a fotografia. Hoje todos os celulares possuem câmeras algumas mais potentes outras nem tanto, mas mesmo assim a fotografia faz parte do nosso dia a dia.

E para as fotos que você tira ficarem ainda mais bonitas e com aquela cara de fotografia profissional a fotógrafa Tatyanna Gois dá algumas dicas. Vamos ver quais são elas?

  1.  Limpar sua lente: Segundo ela é uma dica que parece boba, mas é sempre bom se certificar antes da foto.                                                                                               
  2. Tirar muitas fotos: Para garantir uma foto boa, é recomendado sempre tirar várias fotos. Às vezes você tira apenas uma foto da situação e quando vai editá-la (ou revê-la) percebe que a foto não ficou boa. Para evitar isso, tenha o hábito de tirar várias fotos. Depois é só selecionar as melhores e excluir o resto (até porque não temos espaço infinito nos nossos celulares!).                                                                                     
  3. Experimente ângulos diferentes:  Muitas vezes as fotos mais criativas foram tiradas de uma forma inusitada, de um ângulo diferente e isso fez com que as mesmas tenha resultados diferentes (e muitas vezes incríveis).                                                           
  4. Defina o foco: Outra dica bem simples da fotógrafa, porém muito útil. Para não acontecer depois que passou o momento você ir ver as fotos e estarem todas desfocadas, sem nitidez nenhuma fazendo ficar irreconhecível as pessoas e o lugar fotografado.                                                                                                               
  5. Não use Zoom: Zoom Digital das câmeras dos celulares diminui drasticamente a qualidade da foto. Ao invés de usar o zoom, chegue mais  perto do objeto a ser fotografado.                                                                                                               
  6. Use o Grid: Para evitar fotos tortas,outra dica é utilizar as linhas do grid como referência. Além disso, o grid é ótimo para centralizar o objeto a ser fotografado ou utilizar a regra dos terços para uma composição não-tão-tradicional.                              
  7. Usar a luz natural a seu favor: Mover-se ao redor do objeto para achar a luz que mais favorece aquela fotografia, fazendo com que o objeto fotografado fique em destaque.       
  8. Esqueça o Flash: Com o flash, as fotos costumam ficar planas, achatadas, sem dimensão. Além disso, a pele das pessoas fica mais pálida e os olhos tendem a ficar avermelhados. De toda forma, flash só em casos extremos diz Tatyanna.                        
  9. Ache um Background não Poluído: Para ter uma foto mais harmônica, tentar achar planos de fundo menos poluídos é uma dica. Fundos com muitos elementos contrastantes, com cores diversas, podem poluir e desvalorizar as fotos.                         
  10. Saiba usar Preto e Branco: Se você não conseguir achar um background que não esteja poluído, Tatyanna diz que uma boa saída é usar um filtro preto & branco. Dessa maneira, as cores não se chocam e a foto fica mais harmoniosa. 

Então essas foram as dicas e espero que ajude você a tirar muitas fotos! Para finalizar uma frase da fotógrafa Tatyanna:

“Eu realmente acredito naquela frase que diz que a melhor câmera é a que você tem em mãos. O importante mesmo é registrar momentos e se divertir com isso.”

Boas Fotos!